Quando um empreendedor começa a ter problemas nas vendas de um produto ele logo busca uma solução dentre de um leque farto de opções e estratégias. Será que é preciso aumentar a divulgação, ou melhorar a qualidade da propaganda? Será que ainda é preciso mudar o treinamento da equipe ou investir em treinamento para o pessoal de vendas?

Ou será que é o layout da loja, a distribuição dos produtos o grande problema? Enfim, quais são as ações de marketing para vender mais que preciso adotar?

E se nada resolver, será que não precisamos mexer no preço? Fazer algumas promoções e ofertas especiais?

Essas são todas ideias e questões muito válidas e podem realmente serem responsáveis pelos problemas. Mas existe uma pergunta anterior a tudo isso, uma pergunta mais fundamental que raramente vemos um empreendedor fazer quando traça seu plano de ação.

E se a resposta para os problemas estiver nela, nenhuma outra estratégia vai valer à pena. Será tudo apenas desperdício de recursos.

Então se você busca dicas para vender mais, o vídeo de hoje fala sobre essa questão: qual a primeira solução para saber como vender mais e melhor?

 E você, já chegou a pensar “eu quero vender mais” e não sabia o que fazer a respeito? Já cometeu alguma vez o erro de não ouvir o seu cliente e criou produtos e serviços que ninguém queria?

Conte quais são as suas ideias criativas e estratégias nos comentários.

Compartilhe sua sabedoria. Adoraria ouvir.

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9 Comments

  1. Iris 02/04/2015 at 15:20 - Reply

    Gi, isto que você fala neste vídeo é o que mais importa num negócio !!!!
    Por isto fiz uma pesquisa uma vez , mas vejo que muito poucas pessoas dispõem de tempo para estas pesquisas.
    Aí eu te pergunto. Se temos um negócio somente pela internet, também teremos que oferecer um brinde para responderem pesquisas?
    Beijão, você é ótima.

    • SoulWorking 03/04/2015 at 11:51 - Reply

      Iris, se você tem um relacionamento constante com seu público talvez apenas mandar a pesquisa para todos já tenha um bom efeito. Se esse não é o caso, eu acredito que oferecer uma recompensa seja uma ótima tática. E ainda, mais que isso, dependendo do que você estiver buscando entender, às vezes vale chamar algumas pessoas para tomar um café para realmente quebrar a distância e entender seu cliente de verdade. Você com certeza ficará surpresa com o resultado!
      beijo grande e muito sucesso!

  2. Flávia 03/04/2015 at 09:43 - Reply

    Olá. Bom dia,
    Gostei do que escutei nesse vídeo, mas nao sei como se encaixaria no que faço, que eh luminarias com a reutilização e reciclagem, postei as primeiras no meu face e o retorno não foi o esperado… Mande sua opinião sobre isso.
    Grata pela atenção
    Flávia Lins

    • SoulWorking 03/04/2015 at 11:58 - Reply

      Flávia, a ideia de ouvir o cliente se encaixa em 100% dos negócios. É para ele que sua empresa existe e é sempre muito importante conhecê-lo, saber quem realmente você está atendendo e que problemas ou necessidades resolve. No seu caso, me parece que você trabalha atendendo uma necessidade estética, de pessoas que buscam por embelezar seus ambientes. Mas quem são essas pessoas? Quais são os seus gostos e preferências? Como elas vêm o mundo? Talvez no seu caso, antes de mais nada, valha a pena você entender melhor com que tipo de cliente quer trabalhar. Simplesmente postar algo no facebook e não ter retorno não é indicativo de nada… não desanime. É preciso saber quem viu essa publicação, entender se essa pessoa era o seu cliente potencial, saber se a quantidade, ou seja, a amostragem é relevante. Talvez o seu cliente nem esteja no facebook… ou talvez você precise chegar nele de outra forma. Enfim… eu começaria por um trabalho cuidado em criar a marca e os produtos de forma autêntica, entendendo meu público, para depois divulgar. Cuidado para não copiar o que já tem por aí fazendo apenas mais do mesmo, pois dificulta muito as vendas.
      Espero ter ajudado e desejo muito sucesso na sua jornada. bjs
      Gi

  3. Carmen 03/04/2015 at 13:29 - Reply

    Estou gostando muito de acompanhar seu site,obrigada pelos ensinamentos!
    Carmen Dutra

  4. Jaqueline 06/04/2015 at 10:26 - Reply

    Oi Gi!
    O seu vídeo coube perfeitamente no momento que estou vivendo no meu negócio. Tenho uma loja de moda feminina que até o ano passado era multimarcas e tinha variedade de produtos (blusas, jeans, vestidos, saias etc). Desde o ano passado venho percebendo uma preferência dos clientes por vestidos e saias e blusinhas mais arrumadas. Estávamos até com dificuldade em repor alguns produtos (saias longas, especialmente) por falta de oferta dos fornecedores. Neste ano, eu e minha sócia decidimos, então, iniciar nossa própria confecção voltada a esses produtos que têm mais procura. Pensei que por não ser uma marca conhecida enfrentaríamos certa rejeição pelas clientes, mas não, pelo contrário. Agora, nosso problema está no estoque que ainda temos dos outros produtos multimarcas de compras que havíamos feito no passado. Gostaria de um insight seu sobre o que podemos fazer nesse período que ainda estamos com estoque de outras marcas e iniciando nossa produção.
    Obrigada!!
    Abraços,
    Jaque

    • SoulWorking 06/04/2015 at 11:00 - Reply

      Eu aproveitaria esse momento para trabalhar no redesenho da sua marca própria. Usaria todo esse insight que você tem dos clientes para criar uma comunicação mais forte com eles. Focando no que é importante pra vocês, no porque da marca, nos seus valores (como por exemplo beleza, praticidade ou coisas do gênero). E esse estoque que vocês ainda têm, pode ir sendo redistribuído na loja. Vai segmentando o espaço dele na loja e aumentando o do seu produto, mas comunicando essa mudança para as clientes que chegam. É uma oportunidade para fazer uma transição bem orgânica. E esse tipo de transição é quase sempre a melhor.
      beijos e muito sucesso
      Gi

  5. Roseli Aparecida da Silva Martins 07/04/2015 at 12:31 - Reply

    Boa tarde, Gi quero agradecer pelo vídeo, realmente estou passando pela face de qual produto me dedicar, pois conheço várias técnicas, tenho tido dificuldades de largar algumas delas, a minha especialidade é o artesanato, hoje estou tentando trabalhar somente com Costura Criativa (Patchwork), mas tenho incluído peças para bebês e bonecas de pano, gostaria de saber sua opinião, pois as outras técnicas já descartei, abraço

    • SoulWorking 07/04/2015 at 12:56 - Reply

      Acredito muito em buscar nossa própria autenticidade naquilo que fazemos Roseli. Também acredito em buscar a maestria. Dessa forma eu acho que você deve buscar sua linguagem pessoal, isso é mais importante do que a técnica. O leque de técnicas que você conhece, são suas ferramentas, mas antes delas deve vir a sua voz pessoal, a sua cara, o que você tem de único. A gente costuma copiar para aprender e está tudo bem com isso, é um ótimo processo, mas uma vez que dominamos as técnicas, precisamos buscar nossa própria voz. Eu acho que é aí que está o segredo, na verdade, não em definir técnicas. Nem sempre esse caminho é simples, mas acho que vale à pena. E em relação ao cliente, se você buscar entender que produtos seu cliente está buscando, se buscar encontrar que parte do mercado deseja atender (produtos para bebê, por exemplo), porque não oferecê-los da forma mais única e exclusiva possível, independente da técnica? Eu penso que as pessoas não buscam produtos por técnica, elas buscam porque querem uma solução ou desejam algo, então me parece que a questão é mais definir o nicho de mercado do que a técnica. Defina um nicho e aí vc poderá conhecer seu cliente cada vez melhor e poderá trabalhar em encontrar cada vez mais a sua voz, maestria e autenticidade para servi-lo.
      Espero ter ajudado.
      beijo grande e sucesso na sua jornada!

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