Curva da Difusão da Inovação e o Marketing de Segmento – #aularápida
O post de hoje é uma aula rápida sobre a Curva da Difusão da Inovação de Rogers. Essa curva é um gráfico que explica como funciona a aderência de uma nova tecnologia pela sociedade. É o tipo de conhecimento que é fundamental para quem trabalha com inovação ou startups mas que pode fazer uma grande diferença para micro e pequenos negócios na hora de investir de forma mais inteligente e com maior retorno no seu marketing.
Nesta #aularápida explico:
- O que é a curva da difusão da inovação
- Quais são as diferenças entre os mercados iniciais, visionários e o mercado de massa
- Como essas faixas da população enxergam as novidades
- Porque o mercado de massa é diferente do mercado segmentado ou de nicho
- E como sua iniciativa de marketing pode se beneficiar desse conhecimento trazendo altos retornos de investimento (o famoso ROI)
E você ainda vai sacar, baseado no modelo de telefone que possui, onde você e aquele seu tio meio à moda antiga estão nesta curva quando o assunto é inovação tecnológica.
Assista ao Vídeo Abaixo
Qual o resultado do teste?
E aí? Onde você se encontra nessa curva da difusão da inovação quando o assunto é celulares? Aqui em casa somos particularmente um pouco bipolares nesse assunto, tanto o marido quanto eu temos smartphone e celular do tipo FLIP ao mesmo tempo. #vaientender
Marketing de Nicho
Agora que você entendeu melhor como funciona essa história toda, pode perder o medo de fazer um trabalho de marketing mais focado no seu público de nicho, naquele mercado que pensa como você e que vê o mundo da mesma forma. A comunicação com esse público pode ser feita de forma super segmentada com as ferramentas de anúncio que temos hoje disponíveis, como o Facebook Ads e o Google Adwords. E mesmo no mundo offline você pode pensar em muitas maneiras criativas de encontrar o seu público mais apaixonado onde ele está. Basta pensar: que lugares ele frequenta? Que revistas lê? E buscá-lo nesses lugares falando a linguagem que ele mais entende.
E se quiser, me conta aí nos comentários o que achou dessa #aularápida e se já conseguiu ter alguma ideia de como usar isso no seu negócio.
Beijo grande
*ERRATA: Quando cito o conceito de ‘abismo’ no vídeo, na verdade o criador dessa ideia foi Geofrey Moore e não Rogers. Inclusive, tem um vídeo específico apenas sobre isso no canal.
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