9 Passos para criar novos negócios com menos recursos, riscos e incertezas
Segundo o IBGE 52,5% das empresas não sobrevivem mais de 4 anos depois de abertas. É por isso que pra mim é uma missão pessoal divulgar o método do empreendedor enxuto. Ele ajuda novos micro e pequeno empreendedores a começarem negócios ou projetos com um investimento muito menor. Ao mesmo tempo, ainda diminui também os riscos envolvidos na criação da empresa e todas as incertezas envolvidas nesse processo.
Quando, meus sócios e eu, abrimos nosso escritório compartilhado em 2013, depois de mais ou menos um mês uma outra empresa do mesmo segmento abriu na cidade. Resumidamente, a grande diferença entre nós é que o outro escritório começou no modelo tradicional, com uma ampla reforma no imóvel e um alto investimento em tudo o que um escritório compartilhado poderia ter. Tudo de primeira linha. Começou completo. Nós, por outro lado, tínhamos planejado nosso negócio nos inspirando nas metodologias de startups. Então começamos a empresa em sua menor versão viável, deixamos alguns espaços indefinidos e investimos tempo em conhecer o mercado e nossos futuros clientes pessoalmente, e com isso baixamos muito nosso investimento inicial.
Ainda assim havia riscos e depois de um ano acabamos fechando a empresa. Isso aconteceu pois chegou um momento em que precisávamos investir capital de giro para que ela continuasse rodando, mas depois desses 12 meses de experiência, vimos que não era bem esse tipo de negócio que queríamos para nossa vida no longo prazo. Decidimos não investir e fechar o escritório seguindo com nossos projetos paralelos. E por coincidência, mais ou menos um mês depois aquele outro escritório da cidade também fechou.
Da startup à micro empresa
Mas porque eu conto uma história de uma empresa que não sobreviveu mais do que os tais 4 anos para começar a te falar do método do empreendedor enxuto? Eu faço isso porque quando vi que aquele outro escritório havia fechado, uma luz se acendeu na minha cabeça. Uma luz e um sentimento de alívio. Afinal, nós abrimos e fechamos na mesma época, mas eu estimava que o nosso investimento, havia sido pelo menos dez vezes menor do que o deles. Decidimos não continuar com a empresa, mas saímos do processo sem prejuízos financeiros e sem grandes danos na nossa autoestima. Os sócios que eram empreendedores continuaram empreendendo. E os que perceberam que isso não era pra eles, voltaram ao mercado de trabalho bem mais maduros.
Foi aí que percebi que utilizar os conhecimentos das startups para micro e pequenas empresas era algo fundamental para diminuir os riscos, o investimento e as incertezas. E mais, fundamental para ajudar a atingir o objetivo final de não só criar um negócio de sucesso, mas uma vida bem-sucedida.
9 Passos para uma vida bem-sucedida
Comecei a estruturar seriamente o método do empreendedor enxuto naquele momento. Ele é inspirado nas metodologias de startups, mas adaptado a realidade das micro e pequenas empresas. Esse método já foi utilizado por mim na criação de duas empresas próprias e também em negócios de parceiros e clientes. E ele sempre cumpre o que se propõe: diminui o investimento, os riscos e as incertezas. Ajuda empreendedores a começarem mais rápido, a testarem suas ideias, o mercado e a si mesmos para abrirem o negócio certo.
O método é composto de nove passos bastante práticos, com exercícios e práticas para realizar cada um deles. Eles são:
Ideia
O primeiro momento é a definição da ideia para o novo negócio. Detalhamos profundamente essa ideia e as expectativas futuras em cima dela para enxergá-la com mais clareza.Validação
O segundo momento é o de validação da ideia inicial. É quando o empreendedor se antecipa ao processo fazendo um trabalho de autoconhecimento para entender se aquele é realmente o negócio ideal pra ele no longo prazo. Se aquela ideia tem mesmo chance s de lhe trazer aquilo que ele busca.Redução
O terceiro passo é começar a reduzir. Geralmente nossa ideia inicial é rebuscada e possui mais itens do que o necessário. Aqui fazemos um processo de síntese em cima do que já foi descoberto e apreendido nos passos anteriores, a fim de eliminar o que não cabe.Geração
O quarto passo está ligado a geração de valor e diferenciais para o futuro negócio. Nele vamos buscar um conhecimento profundo de quem é o cliente e o mercado que iremos atender. O objetivo é buscar formas de posicionar a nova empresa com destaque neste mercado.Ouvir
O quinto passo consiste em testar nossos levantamentos todos na prática, na realidade. Aqui é feito o primeiro contato com o cliente para conhecê-lo de verdade em todas as suas peculiaridades locais.Refinar
No sexto passo começamos a refinar o modelo de negócios. Avaliamos o potencial financeiro da empresa, revemos nossa proposta de valor, analisamos nosso modelo e fazemos escolhas.Testar
O sétimo passo é o momento em que saímos na rua para testar nossas escolhas e decisões. Esse é o momento de criar e realizar testes de mercado e aprender com eles. É aqui o momento de eliminar muitas das incertezas envolvidas. É quando você vê a real demanda local pelo seu produto, pelo seu diferencial e pela sua margem de preço. E é momento em que você começa a ver como se sente em relação ao trabalho.Posicionar
A partir das respostas dos testes e após nos certificarmos ou redirecionarmos os detalhes de nosso negócio, é neste oitavo passo que trabalhamos o posicionamento de nossa marca no mercado. Apesar de sermos micro e pequenos empreendedores, devemos sim, começar com uma marca forte e bem comunicada para encontrar nossos clientes ideais.Criar
E finalmente no nono passo, fechamos o modelo do nosso Mínimo Negócio Viável. Ou seja, uma versão de nossa ideia inicial que seja grande o suficiente para atender as necessidades do mercado e pequena o suficiente para minimizar nossos investimentos iniciais. Aqui fechamos o círculo e traçamos os próximos passos para efetivamente abrirmos as portas da nova empresa. Depois, a ideia é crescer organicamente, em cima do retorno real do mercado, até chegar na sua versão ideal da empresa.
Para conhecer o processo em detalhes, além dos exercícios e práticas eu indico a leitura do meu livro Empreenda com Menos – crie negócios com menos recursos, riscos e incertezas, lançado pela editora AltaBooks. Veja mais aqui.
Para trabalhar diretamente comigo em uma mentoria no assunto, dê uma olhada na página de mentorias.
Livre-se do “achômetro”
O método do Empreendedor Enxuto é diferente dos planejamentos tradicionais de negócio. E ele foi criado dessa forma por uma razão fundamental, que é o fato de que qualquer planejamento feito no papel não passa de um conjunto de hipóteses, de puro ‘achômetro’. E nós, seres humanos, somos muito ruins em prever o futuro com alguma qualidade. É por isso que o método do empreendedor enxuto trata de todos os pontos necessários no planejamento de um novo negócio, mas faz isso de forma muito mais prática. Faz isso colocando o empreendedor em contato com a realidade do mercado mesmo antes de abrir as portas. E isso é importantíssimo, para aumentar as chances reais de sucesso de seu negócio ao mesmo tempo em que diminui os riscos e incertezas envolvidos.
Conclusão
Em seu famoso livro ‘A arte da guerra’ o estrategista Sun Tzu disse que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. E ele disse isso, não para negar a necessidade de planejar, mas para afirmar a realidade, de que planos são imperfeitos em prever todos os possíveis desdobramentos dos acontecimentos futuros. A parte boa dessa história é que ao contrário das situações de guerra, onde cada evento é único e só existe uma chance, no mundo dos negócios é possível testar. É possível molhar os pés na água antes da dar um mergulho profundo. É possível checar se o seu plano faz mesmo sentido na realidade, eliminando o ‘achômetro’ e aumentando suas chances de sucesso.
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