A autenticidade da marca é fundamental pois é ela que comunica para o seu cliente em todas as esferas da empresa que você realmente é quem diz ser. O famoso boca-a-boca tão buscado nos negócios acontece quando um cliente recebe algo inesperado da empresa com surpresa ou encantamento ou ainda, negativamente, algo que cause raiva. Isso acontece a partir da relação justamente entre o que você promete ao seu cliente (quem você diz ser) e o que você realmente entrega como experiência final (quem você realmente é).

Seth Godin tem um artigo sobre o assunto no qual diz que existe um paradoxo nesse processo. Se prometer muito pouco para tentar entregar uma surpresa a mais, você o corre o risco de não conseguir o cliente. E se prometer demais tentando ganhar a venda, ele pode não comprar por não acreditar que você vai realmente entregar.

Além desse paradoxo sobre o tamanho da promessa existe um outro tão ou mais importante que é o da autenticidade. Se a promessa é diferente da entrega, se ela é incoerente, se entrega o que prometeu, mas de uma forma não combinada ou passa uma mensagem inconsistente no processo também existe um problema.

E no mercado atual, quando você consegue um cliente não pode se dar ao luxo de perdê-lo, ainda mais em cima de algo que deveria ser o coração de sua empresa.

É por isso que no vídeo de hoje falamos sobre a questão de como a autenticidade da marca é fundamental na sua construção.

Agora eu quero que você me conte nos comentários como acha que isso se aplica no seu negócio e se acredita que está no caminho para encontrar a sua autenticidade.

Beijo grande.

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4 Comments

  1. Roberta 06/05/2015 at 10:13 - Reply

    Oi, Gi! Tudo bem? Já te acompanho há algum tempo e costumo gostar bastante do seu conteúdo. Mas achei que esse vídeo ficou bem confuso.

    Sou designer e trabalho com a construção de marcas e desenvolvimento de sites. O principal do meu trabalho é justamente encontrar a identidade da marca, pois acredito em algo bem similar ao que você falou: cada negócio, cada marca tem sua própria personalidade, seu conjunto de valores que a torna única. Eu costumo dizer que eu dou cara a ideia dos meus clientes, justamente porque pego tudo o que eles trazem de subjetivo (ou nem tanto) e transformo em algo visual, o logotipo e toda a identidade visual.

    E é ai que seu vídeo fica confuso, veja, esse não é só o meu papel, não é o meu diferencial (embora esteja perto rsrs), essa é justamente a função do designer profissional! É por isso que antes da construção e do resultado final se faz necessária tantas conversas, tantas perguntas. Se a pessoa contrata um “designer de primeira” como você disse, isso é o mínimo que o profissional tem de fazer. (se há profissionais que não consideram a ‘opinião’ do cliente ou que não fazem essa pesquisa anteriormente não é um bom profissional, e ai já é uma outra questão entre saber escolher o bom ou o mau profissional)

    Outro ponto que acho que seu vídeo faz um confusão é que a construção da marca não começa com seu visual. Ela começa bem antes da definição do nome. Quando começa a se pensar um negócio, a construção da marca começa. Eu acho que a analogia do filho é uma das melhores. Quando a ideia de um negócio surge, surge também o embrião da marca, que passa pela gestação, ganha um nome. E quando nasce, ganha também uma cara, que é o logotipo (acho importante fazer essa diferenciação, aliás!) e toda a identidade visual, e então pode ir para o mercado rs…

    A marca não é só um logotipo, ou um site, a marca é tudo isso e muito mais. Todo mundo conhece o logotipo da Coca-cola, mas ao olhar para ele cada um tem um sensação, um sentimento, e ai que entra a Marca. Tudo que foi construído ao longo dos anos, inclusive o logotipo (e suas atualizações). O nome é outro ponto importantíssimo sobre a marca que o vídeo fez parecer ser coisa pouca, o trabalho de construção do nome para uma marca é tão importante quanto do logotipo. Não é só achar um nome legal, tem todo um trabalho em cima disso também.

    E por fim, mas não menos importante, não acho que um logotipo possa ser criado por quem não entende do assunto. E sim, isso é pura e simplesmente minha opinião rsrs… mas eu acredito que tem muita coisa que possa ser feita pelo próprio empreendedor, inclusive o site, se houver disponibilidade de tempo e paciência de aprender. O logotipo, não é uma dessas coisas, porque é técnica, estudo, experiência, olhar e eu acredito que um pouco de talento também. Claro, que como qualquer outra coisa, é possível investir tempo e dinheiro para aprender sobre, mas vale a pena investir alto para fazer um logotipo? Ou contratar um profissional que já sabe fazer isso?

    Beijos!

    • SoulWorking 06/05/2015 at 10:39 - Reply

      Oi Roberta, tudo joia contigo?
      Antes de mais nada obrigada pela sua mensagem! Sinto muito que o vídeo tenha gerado confusão na mensagem. Minha intenção, como sempre, era ser clara.
      Esse vídeo foi criado justamente para dizer que a marca não é apenas o logotipo. Você acha não ficou claro? Eu não estou falando de logotipo no vídeo, mas sim da experiência de uma marca, de autenticidade.

      Independente disso, eu concordo com o que você disse sobre bons profissionais, mas o que vejo no mercado, é muita gente despreparada trabalhando com design (assim como em quase toda área, na verdade). Gente que até é boa na imagem, na técnica, mas que não entende de criação de marca de forma mais profunda. E empresas começando a marca justamente no design (de forma errada como você mesma apontou) sem olhar de forma holística para isso. Portanto, muitas vezes, parando por aí. O que eu disse no vídeo (e na minha mente estava claro, mas pelo visto não me expressei como esperava) é justamente que a marca é muito mais do que isso. A marca está presente em todas as esferas. No vídeo inclusive eu falo “que tenham consistência entre o que anunciam, o atendimento de suas lojas e o serviço de telemarketing”. Os exemplos que dei no vídeo foram todos de experiência com a marca e não de visual. E alcançar isso é papel do empreendedor e não do profissional criativo.

      Ao final do vídeo eu falo “Você precisa encontrar um profissional capacitado”, e quando eu digo que o empreendedor deve “aprender por si mesmo como usar todos esses fatores para criar uma marca completamente alinhada com a personalidade desejada em todas as esferas, do logotipo, ao layout da loja, da escolha dos fornecedores ao atendente do caixa”, não estou sugerindo que ele faça o design do logo, nem o site, nem nada disso, (não acho que ele deva fazer isso anão ser que seja da área), mas sim que entenda como funciona uma marca. Pois eu realmente acho que por melhor que seja o profissional que contratemos, o empreendedor precisa entender de marca. É ele que vai conseguir na prática fazer com que ela esteja em todas as esferas da empresa. Ele é o responsável para que o alinhamento aconteça na prática.

      O que um grande profissional de marca pode e deve fazer nesse caso, é ajudar o empreendedor a entender isso. Mas designers nem sempre são profissionais de marca no sentido que estou abordando aqui (e trabalhei com muito mais do que uma dúzia deles, já que estou nessa área). E de forma positiva, você talvez seja uma das ótimos exemplos de que isso não é a regra.

      Mas novamente, eu achei que isso tinha ficado claro no vídeo. Será que outras pessoas estão entendendo como você?

      • Roberta 06/05/2015 at 13:10 - Reply

        Gi, eu entendi uma mensagem completamente diferente do vídeo e do seu comentário. Acho que no final, estamos é concordando muito, né? rs… Vou rever o vídeo, porque pode ser que não tenha sido falta de clareza sua e sim, uma falha de compreensão minha. E volto para comentar, ok?

        E por fim, simm! Há profissionais que falham muito, percebo até dentro da agência/estúdio, muito profissional encrencando porque o cliente pediu alteração ou não gostou do resultado, esquecendo que, quem sabe do negócio, da marca é o dono dele, nosso papel como designer é ouvir e traduzir isso e não alterar ou querer “educar” o cliente sobre o negócio que é dele. Enfim, uma área complicada pelo ego tão inflado!

        Beijos!

  2. Ana Nunes 06/05/2015 at 12:36 - Reply

    Olá Giiiii!!!!! Amei o seu vídeo e para mim ficou super claro. Contratei um dos melhores profissionais para desenvolver a marca que eu queria e ela tinha um significado todo especial, nela contida toda uma trajetória, E aí?…. A marca realmente não é tudo é apenas uma parte de um todo, que tem a ver com a sua missão, valores, como encara o trabalho em si, o seu propósito na vida, o que o cliente significa para você… ihhh muita coisa para tornar não só a marca física autêntica, mas a empresa e o profissional. Bjos!

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