Se você é empreendedor, existem alguns itens importantes a se levar em conta para escolher um nome para o seu negócio, e existem profissionais especializados nessa área que podem te ajudar com esse trabalho, mas se você está começando pequeno e precisa decidir por conta própria ou até mesmo se deseja entender melhor do assunto para contratar um bom profissional de naming, esse post é para você…
Então vamos aos itens que você precisa levar em conta na hora de escolher o nome do seu negócio:
1: Qual é a minha visão para o negócio?
Aqui temos duas possibilidades, que é escolher entre ter um negócio com o seu próprio nome como marca ou escolher um nome único, descritivo e marcante para ela.
A melhor forma de saber é a seguinte, se o negócio vai ser construído em cima da sua personalidade, se ela é fundamental para a identidade da empresa, então vá fundo e escolha seu próprio nome ou sobrenome. Grandes exemplos disso são empresas autorais como a Channel, a marca Irmãos Campana ou personalidades como o Dr Drauzio Varela. A intenção nesse caso é a de colocar o centro da empresa conectada à personalidade dos criadores. Então se a sua intenção é abrir um negócio criativo, autoral ou então perseguir a carreira de coach, escritor ou palestrante, essa pode ser uma boa ideia.
Por outro lado, se o seu negócio é baseado em um serviço, um produto, ou numa linha de produtos, ou ainda em atender um segmento específico de mercado, e você até planeja quem sabe aumentar sua linha de produtos ou até quem sabe vendê-lo algum dia, talvez um nome bem legal, chamativo e único seja o melhor caminho.
2: Como escolher um nome bem legal?
Na hora de escolher um nome bem legal você tem dois caminhos a seguir. Ou pode escolher algo bastante único e autêntico e que tenha um profundo sentido para seus criadores, mas que não tenha conexão descritiva direta com sua oferta, ou pode optar por algo que comunique bem a ideia do negócio para o seu público alvo.
Em um vídeo anterior eu desaconselhei a escolha de um nome muito diferente, como a gráfica virtual chamada Moo. E empresas como a apple acabariam nesse mesmo grupo, pois têm um nome não descritivo do produto.
E fiz isso por um motivo bastante importante. A questão é de que quando escolhemos um nome assim, tão único, precisamos trabalhar muito bem nossa marca. Não se trata apenas da escolha do nome, mas sim de criar camadas de significado para ele, de conectá-lo na mente do mercado com aquilo que você faz. De tornar aquele nome autêntico, memorável. E isso dá trabalho, não é difícil de fazer, mas é trabalhoso e precisa ser uma construção intencional. Não basta apenas criar um logo profissional e fazer um belo cartão de visitas, é necessário diferenciar a experiência de sua marca tanto quanto o seu nome.
Mas esse, sem dúvida, é o melhor caminho a seguir se você está decidindo abrir um negócio autêntico que tenha uma marca forte. É o caminho que eu aconselho nos treinamentos do SoulBusiness e em minhas assessorias de construção de marca.
O segundo caminho, e eu sinto que não posso deixar de falar dele, é o de criar um nome que comunique diretamente a ideia do negócio. E olha, com isso não estou dizendo que você não precise ser criativo, pois existe muito espaço para criar nomes legais aqui. O que estou dizendo é que, se você quer ter certeza que seu público entenda o que você vende, e não tem grandes interesses em se diferenciar, esse pode ser o melhor caminho para você.
E se esse for o seu caso eu deixo a pergunta: já que você vai criar um negócio, porque não aproveitar a oportunidade para fazer algo único, autêntico, que tenha diferenciais e que possua uma marca forte com chances maiores de sucesso no mercado?
Alimento pras ideias hein?
3: Como desenvolver ideias
Se decidir fazer por conta própria ao invés de contratar um profissional, o melhor método para decidir por um nome é o bom e velho brainstorming. Ou seja, pegue papel e caneta e vá escrevendo tudo o que vier a mente. Se quiser, faça isso sozinho, com um amigo ou com seus sócios. Você pode usar ferramentas de sinônimos, dicionários, pesquisas online, a mitologia e traduções para outras línguas como combustível extra. E lembre-se, as primeiras opções dificilmente serão as ganhadoras. No geral, apenas quando tiramos o óbvio do caminho é que surgem as grandes ideias.
Agora, a sacada aqui é não querer encontrar a solução no primeiro dia. Às vezes precisamos deixar o tempo trabalhar a nosso favor. Os melhores nomes surgem quando você acha que não vai mais pensar em nada, sai da mesa, vai passear e boom… a opção perfeita surge em sua cabeça.
Outra coisa, se você escolher um nome e descobrir que existem outras empresas no mercado que o utilizam, pare um minuto antes de desistir dele. Verifique antes qual o mercado dessa outra empresa, quão diferente do seu ele é, em que localidade está e qual o peso daquela marca. No geral, se você fez uma escolha interessante, não vale a pena desistir dela só porque não é o primeiro a pensar naquele nome.
E mais, caso descubra que nem todo mundo gosta da opção que escolheu, não se preocupe, isso pode querer dizer que você achou algo interessante e que vai conseguir se destacar…. Se todo mundo gostar, isso quer dizer que o nome tem grandes chances de ser pouco autêntico.
Agora vamos a alguns cuidados importantes:
Cuidado número 1: a pronúncia
Vale à pena checar com pessoas próximas se a pronúncia do nome que você escolheu é percebida corretamente. Se escolher palavras estrangeiras isso pode ser ainda mais delicado. E olha, é importante fazer essa checagem, mas caso descubra que tem uma palavrinha difícil nas mãos, pese os outros aspectos e veja o que é importante pra você, pois achar um nome que atenda perfeitamente todos os requisitos que coloco aqui é perto de impossível.
Quando eu ajudei uma cliente na criação de sua marca, a Bagel House, uma casa de bagels, sugeri colocar no site ao lado do logo a pronúncia correta, para que ela não tivesse gente falando BAGEL por aí em cinco minutos.
Por outro lado, eu tive um escritório compartilhado chamado SoulWorking e apesar de difícil, esse nome tinha tanto significado pra gente que foi uma escolha imediata, e o nosso público nunca teve problemas com a pronúncia, mas eu tive de explicar para o meu avô várias vezes não só a pronúncia mas também o conceito da empresa. E valeu a pena.
Uma dica final, é dar uma olhada se o nome que você escolheu não é um pequeno palavrão bem cabeludo em outra língua… ou um prato cheio para trocadilhos infelizes, isso nunca é muito legal. Piadinhas aparecem.
Cuidado número 2: os domínios disponíveis
Mesmo que sua empresa seja uma lojinha física de comércio super local, você inevitavelmente vai parar na internet. E para que isso aconteça vai precisar de um domínio, de um endereço online. Então vale desde o começo entrar no site registro.br e fazer uma pesquisa do que está disponível para o nome que você escolheu. E aqui tem alguns pontos importantes para lembrarmos:
- Ter um site do tipo nomedaempresa.pe ou nomedaempresa.net.br não é a melhor opção. O ideal é ter um domínio tradicional do tipo nomedaempresa.com.br, mas isso nem sempre é possível
- Se você descobrir que esse é o seu caso, ou seja, que não existem domínios tradicionais disponíveis, você tem dois caminhos: ou troca o nome ou encontra a melhor opção de domínio disponível e fica com ela
- Se o seu nome escolhido for mais genérico, e é você quem decide se quer isso ou não, talvez valha a pena trocar, agora, se você escolheu um nome que tenha significado, que seja diferente e se está disposto a construir essa marca, não deixe a falta do domínio ideal te segurar… você pode ser criativo neste momento também
- Agora aqui só uma pegadinha… caso você seja o tipo de empresa que trabalha com seus clientes por telefone, tenha cuidado com domínios difíceis de entender ou de soletrar… vc não precisa mudar o nome da marca por causa disso, mas vale a pena escolher um domínio que simplifique a tarefa de passar seu email para alguém por telefone
- E finalmente, cheque se o domínio principal, que não estava disponível, não está direcionado ao site de uma de suas concorrentes diretas. Isso não seria nada bom. E isso nos leva ao…
Cuidado número 3: o mercado
Sempre cheque se não existem concorrentes diretos com o mesmo nome ou variações muito parecidas. É preciso ficar de olho no que está acontecendo no mercado para não ter uma surpresinha desagradável em seguida.
Cuidado número 4: a disponibilidade de registro
Quando tiver definido uma escolha, lembre-se de entrar no site do INPI para pesquisar se já existe algum registro em andamento para ela ou para algo muito similar. Caso você perceba que não pode usar o nome que escolheu, volte para o seu brainstorm e verifique outras opções.
Ah, e você mesmo pode fazer a pesquisa e depois se decidir por registrar a marca, pode seguir os tutoriais do site ou contratar uma empresa especializada.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Seu email não será publicado
Este video chegou no momento certo para mim, quero criar uma marca com o meu nome, pesquisando pelo google encontrei um bar que tem o mesmo nome: Lucelena Bar, mas o negocio que pretendo criar tem haver com artesanato, estou em duvida entre dois:
Lucelena Knit Artes
LuknitArtes
Gostaria da sua opiniao,
Muito Obrigada.
Lucelena, você já testou a pronúncia da palavra com algumas pessoas? Eu entendo que knit é o inglês relativo a tricotar,correto? E se pronuncia ‘nit’. Será que não vai gerar confusão na pronúncia?
Vou seguir sua dica, ainda nao testei com ninguem a pronuncia, mas eu quero algo que especifique que o pretendo vender é somente peças de decoraçao, moda, acessorios tudo em trico.
Estive pensando melhor e o publico que quero atingir, talvez nem saiba que trico em ingles se escreve assim, mas gosto tanto do meu nome…….
Eu acho que a palavra tricô gera tantas derivações legais em português… Sei lá, coisas como Tricotando com a Lu ou Tricotices da Lu. Só ideias pra ajudar você a expandir seu brainstorm. Isso mantendo o seu nome…
Gostei destes nomes, o Tricotices da Lu é bem legal, geralmente as pessoas do meu relacionamento me chamam so de Lu….
OI Gi ,FIQUEI NA MESMA DUVIDA, VOU FAZER patchwork, meu nome é Ana Lúcia da silva, queria o meu nome
na marca Ana lúcia Patchwrk, mas as pessoas acharam muito nada a ver. Pensei em Ateliê Dia de Arte, mas tem outors assim , Arte todo dia … que faço?
Ana, eu acho que você está escolhendo entre poucas opções. A primeira coisa que eu faria, seria uma sessão de brainstorm para aumentar o número de opções. Sente-se em um lugar silencioso, limpe a mente e vá escrevendo tudo o que vier a mente, sem julgar. Até que tenha uma lista considerável de 30 opções ou mais. Aí ficará muito mais fácil.
Ola,boa tarde,help!!! estou neste dilema de nome para minha gráfica,todos que achei legal já tem,trabalho com Gráfica,lab fotográfico…
Olá Ronaldo… no vídeo dou ótimas dicas para que você faça o processo de encontrar um nome. Desejo sucesso em seu novo negócio.
Bom dia Gi. Meu nome é Abilene e estou trabalhando na abertura de uma loja online. Que dificil escolher um nome. Seria um produto esportivo para um público específico feminino. Estou tendo muita dificuldade em escolher algo. Não quero em inglês. Quero associar nacionalidade em tudo. Desde o nome da empresa até produção, confecção…
Beijos e se cuide!
Abilene, eu não dou assessoria específica de naming. Você teria de buscar uma empresa foca nisso. Desejo sucesso no negócio de qualquer forma…