O primeiro dos passos para criar uma marca é determinar qual é sua missão, sua visão e seus valores. Mas essa ideia acabou ficando muito batida nas duas últimas décadas.
Isso aconteceu porque grandes empresas começaram a mostrar sua missão, visão e valores quase que como um objeto decorativo de comunicação. Quantas vezes você já não se deparou com uma missão que não tinha nada a ver com o que a empresa fazia de verdade. Ou com valores que nunca eram realmente colocados em prática.
Não é incomum vermos proposições desse tipo quase como motivo de piada, como na empresa que tem como valor a sustentabilidade mas polui o meio ambiente.
E tudo isso é uma pena, porque essa é uma ferramenta importantíssima para fazer o planejamento de uma empresa determinando qual o seu posicionamento estratégico no mercado.
Além disso é uma das bases mais importantes quando vamos desenhar uma marca autêntica de sucesso para qualquer negócio.
Ponto de Conexão
E porque isso é importante?
Vivemos hoje a chamada economia da conexão. Em função da quantidade imensa de ofertas que temos disponíveis nos ambientes reais e virtuais, o espaço na mente dos clientes está cada vez mais disputado.
Por outro lado, nós, enquanto consumidores, temos a opção de tornarmos nosso consumo em algo com mais significado. Estamos na era pós mercado de massa. Então encontramos em qualquer nicho de mercado, opções que representam aquilo que somos e como pensamos. E podemos fazer nossas escolhas de forma mais emocional, já que a abundância de ofertas é sem precedentes.
Comece com o porquê
E é exatamente aí que está a questão. Porque quando temos a opção, sempre escolhemos comprar um produto que além de atender nossa necessidade, diga algo sobre quem somos. Fazemos isso de forma intuitiva, mas é assim.
Por exemplo, quando decidimos comprar um tênis All Star ao invés de um Nike, aquilo diz algo sobre nossa personalidade. Quando compramos um leite de amêndoas e produtos orgânicos ao invés de batata fritas e sorvete, isso também diz algo sobre nós.
E o segredo para a empresa é comunicar bem, seu porquê, sua causa, sua personalidade, justamente para se tornar a opção mais atraente para seu cliente ideal.
Do Blog:
– Significado é ferramenta de posicionamento
– O que dá significado à sua carreira? (Simon Sinek)
A Missão
É por isso que conhecer a missão é o primeiro passo na construção de um negócio e de uma marca. É isso que vai determinar toda a estratégia do negócio, desde a escolha do nicho de atuação, passando pelos produtos e serviços oferecidos, até a comunicação da marca para o mercado.
A missão é o porquê de existir daquele negócio. É sua causa, é o que ele busca fazer, criar, mudar.
Sua missão é a diferença que você faz na vida do seu cliente, o valor que você quer entregar ao mundo.
A Visão
Já a sua visão é sua vontade. Ela determina como você vê sua missão se desenrolando na vida do negócio em direção ao futuro. Ela é seu sonho, seu desejo. Realmente ao pé da letra, sua visão de futuro.
É através da visão que você vai conseguir traçar metas, planejar ações e tomar decisões estratégicas sobre o rumo do negócio.
Ela funciona para que ações efetivas sejam colocadas em práticas e também para filtrar decisões inesperadas.
O conselho do gato de Alice no país das Maravilhas é válido aqui… você precisa saber para onde quer ir para saber que caminho pegar.
Muitas empresas não cuidam desse aspecto e é por isso que histórias de empreendedores infelizes com o rumo que seus negócios acabaram tomando com o tempo, não são incomuns.
Os Valores
Seus valores determinam a forma pela qual você realiza sua missão e visão. Eles são os parâmetros de trabalho, suas crenças mais importantes.
São os valores que ajudam a determinar a cultura de uma empresa e essa cultura é uma parte fundamental da criação de uma marca forte.
Aqui você tem duas opções. A primeira é trabalhar seus valores de forma ativa para modelar sua empresa da cabeça aos pés. A outra, menos aconselhável, e não pensar no assunto, e deixar que a cultura vá se fazendo através das pessoas, seus comportamentos e relacionamentos.
Essa segunda opção é aquela que costuma criar empresas que vivem tentando consertar o comportamento de seus funcionários. Elas costumam possuir culturas informais perigosas que não são faladas, mas que determinam o modus operandi do negócio, muitas vezes em detrimento de seus objetivos reais.
Do Blog:
Seu Negócio
Entendendo tudo isso, fica mais simples de verificar como a determinação desses três itens são partes fundamentais da construção de seu negócio.
Eles falam da sua razão de ser, do caminho que vai seguir, de onde deseja chegar e de como irá fazer essa jornada. Essas são as questões estratégicas fundamentais respondidas pela missão, visão e valores e são elas que determinam seu negócio no fim das contas.
Esses também são itens que devem ser revistos periodicamente, afinal uma empresa é um organismo vivo que muda com o tempo. Isso é muito saudável pois a capacidade de adaptação é fundamental para a longevidade de qualquer negócio. Mas o realinhamento é importante para que a missão e os valores possam se manter verdadeiros e coerentes, alinhados com a realidade da empresa e para que a visão continue determinando o caminho a ser seguido.
E tem mais…
Seus produtos
Os produtos e serviços de sua empresa são frutos absolutos, filhos de sua missão. São eles que vão materializá-la para seus clientes. São eles as ferramentas que permitem a realização do propósito do negócio. E no processo, são eles que irão levar sua organização para onde ela quer ir.
Por outro lado a forma como são feitos, produzidos ou realizados deve estar diretamente conectada aos seus valores. Eles servem para alinhar as iniciativas e incorporar a cultura.
Se uma empresa tem como valor fundamental melhorar o acesso a bens e serviços não faz sentido ter uma estratégia de preços de luxo. Se um dos valores fundamentais é o cuidado com o meio ambiente, não faz sentido produzir quantidades enormes de lixo e resíduos. Qualquer que sejam os valores de sua empresa, eles servem como filtro para a tomada de inúmeras decisões.
Sua Marca
No desenho da marca, a missão, visão e os valores são a base do processo. Eles são o fundamento do negócio e a marca deve ser construída sobre essa base para comunicá-la da maneira mais autêntica a seus clientes.
A missão é uma ferramenta poderosa de conexão e precisa estar explícita na construção da marca. Os valores devem transparecer em toda a cultura da empresa. E seu cliente vai poder experimentá-los quando entrar em contato com a organização.
A marca é a experiência toda do negócio, então seja na utilização do produto, no contato com um vendedor ou na necessidade de ativar uma garantia ou usar o serviço de atendimento ao cliente, o consumidor precisa sentir que existe coerência. Quando isso acontece, a experiência é tão recompensadora, que gera fidelidade, boca a boca, e compras recorrentes.
Atenção
Perceba então que o que ficou batido foi a forma errada de lidar com esse assunto. A forma superficial de tratar esses itens. Mas na realidade esse trabalho continua importante como nunca e fazer esse desenho com cuidado pode ser a diferença para criar bases fortes para o seu negócio.
É isso aí.
um beijo grande
Parabéns! Adorei o post!
muito bom! esse post me despertou para várias coisas e tenho muito pra pensar…
que venham bons frutos Adriana!
Não to conseguindo te acompanhar da maneira que devia, mas sempre que eu posso to por aqui!!! Adorei o post!!!
Gi, você se comunica de uma maneira tão simples e inteligente! Assim o estudo fica muito prazeroso!
Um abraço.
Obrigada Karine! Fico feliz. beijo grande