O sonho de empreender é algo que muitos brasileiros têm e que pode levar uma pessoa à mais profunda realização ou ao mais profundo desespero. Para garantir a estadia no primeiro grupo, algumas ideias precisam ser levadas em consideração. É disso que vamos falar.
O Sonho de Empreender em Números
Segundo pesquisa da Endeavor, 82% dos brasileiros acreditam que o desenvolvimento de nosso pais depende do empreendedorismo. Isso é muito bom, pois as pessoas entedem o valor de quem toma esse caminho. Além disso, 61% declaram ter planos para abrir um negócio nos próximos 5 anos. Seja como consultor ou autônomo (14%) ou com uma empresa própria (51%). Com esses números, é bem importante fazer uma avaliação séria sobre o sonho de empreender.
Que negócio eu devo abrir?
Essa é a pergunta que costumamos fazer no início. Mas será que é a pergunta certa? Quando começamos com uma pergunta como essa, nós criamos uma âncora para a resposta, ou seja, o único tipo de resposta que cabe são ideias de negócios, certo? Ou abro esse ou abro aquele. Mas, e se descobrirmos que na verdade, a melhor opção é não abrir negócio nenhum, para começo de conversa? E se descobrirmos, que no nosso caso específico, outro caminho seria melhor?
Existem perguntas melhores a serem feitas
A primeira delas é: Porque eu quero ter um negócio?
Você já pensou nisso? Qual o objetivo de empreender para você?
Segundo aquela pesquisa da Endeavor 73% das pessoas diz que é porque desejam ter qualidade de vida. Elas querem mais tempo para fazerem o que gostam. Mas, se essa é sua única motivação, você precisa fazer uma checagem de realidade, pois abrir um negócio é o tipo de processo que piora, antes de melhorar. Ou seja, (pelo menos) no começo você irá ter menos tempo, e não mais.
Uma outra ótima pergunta é: Será que eu tenho perfil empreendedor?
Para responder essa eu recomendo alguns testes online como esse, esse, esse e este aqui. Eles não são respostas definitivas, é claro, mas podem te dar uma boa indicação. Uma outra ideia é começar uma iniciativa bem pequena para ver se você gosta de administrar. Coisas como vender produtos por catálogo, ou produtos feitos em casa para colegas de trabalho, podem ser um bom começo. Ou então, começar a vender algo pela internet. Essa é uma ótima maneira de esquentar os motores e ver se você sabe controlar o dinheiro, calcular o lucro, reinvestir e tudo o mais.
Se você já tem algum dinheiro separado para abrir um negócio, uma boa pergunta seria: Qual o tamanho do risco envolvido? Ou seja, você já fez as contas para saber quais são os possíveis cenários que podem se tornar realidade caso faça o investimento? Caso o pior cenário se torne realidade, qual será o impacto disso na sua vida e de sua família. E mais, você sabe qual é o custo de oportunidade desse investimento? Ou seja, você já analisou outras alternativas, como por exemplo, investimento imobiliário ou afins, para saber qual seria o melhor retorno?
E além dessas existem outras perguntas ainda, como “Será que eu sei identificar uma oportunidade?”, “Será que eu conheço bem o mercado no qual vou entrar?” e “Será que eu conheço o mundo dos negócios?”. Como estas respostas em mente, vai ficar mais simples saber como lidar com o medo de empreender nos momentos em que ele surgir.
Esta reflexão está sendo interessante? Então compartilhe este post nas redes sociais para ajudar mais empreendedores a aumentares suas chances de sucesso.
É super rapidinho. São apenas dois cliques e você pode acabar ajudando alguém.
Sim! Eu quero mesmo abrir um negócio!
Você já fez uma série de questionamentos e descobriu que sim, quer mesmo abrir uma empresa. Se esse é o seu caso, o melhor caminho é começar a se capacitar. Afinal, segundo aquela pesquisa da Endeavor, apenas 33% das pessoas fizeram cursos de empreendedorismo. E segundo uma outra pesquisa do Sebrae, 61% das empresas que fecham em menos de 2 anos, nunca buscaram ajuda de pessoas ou instituições para a abertura de seu negócio. Ou seja, para melhorar suas chances de sucesso, você precisa de capacitar e buscar ajuda. E se quiser saber ainda mais sobre como diminuir seus riscos, dá uma olha no meu livro Empreenda com Menos.
O processo de empreender
Existem alguns pontos que eu devo insistir fortemente para que você leve em conta se tem o sonho de empreender e vai mesmo construir um negócio.
#1: Comece pequeno e cresça organicamente:
A ideia aqui é a de que você nunca invista todo seu capital em um negócio enorme. Comece pequeno, desta forma, você pode conhecer melhor o mercado, se conhecer melhor enquanto empreendedor, saber se o seu produto é mesmo aceito e descobrir se as coisas que você achou que iam acontecer, acontecem mesmo. Esta é a melhor forma de colocar um plano em prática com espaço para corrigir a rota no caminho.
#2: Seja único:
Por mais que você vá criar um tipo de negócio que já exista no mercado, crie um diferencial especial. Seja autêntico. Essa é a única mandeira de ter um espaço especial nos corações e mentes de seus clientes. E isso é garantia de longevidade.
#3: Estude profundamente seu mercado:
Conheça seus concorrentes, sua indústria, seus fornecedores, quais as tendências. Essa é a única forma de se posicionar bem, e não ficar para trás.
#4: Estude profundamente seu cliente:
Essa é a melhor forma de servir de verdade um mercado, de criar valor para ele. Apenas conhecendo seu cliente, você será capaz de criar diferenciais que realmente importem para ele.
#5: Construa uma marca autêntica:
Eu sei que no começo o dinheiro disponível para investir nisso pode ser pequeno, mas uma marca não é só um logotipo e a fachada da empresa. A marca tem a ver com seus valores, seu posicionamento de mercado, sua forma de tratar seus clientes. E isso você pode construir cuidadosamente, desde o primeiro momento. Para te ajudar no processo, criei um guia sobre o assunto.
Otimo texto, design da pagina tambem está maravilhosa! Parabens SouBusiness e Gi Bacarin!
*SouL
Obrigada Clarissa!!
Olá Gi,
Ótimo texto, estou neste momento desejando abrir um novo negócio e as dicas foram
excelentes. Obrigada
Bjos e sucesso com seu livro!
Desejo que encontre o que busca com ele Ana! Sucesso…
bjs
Muito bom o texto, questionamentos que fazem a diferença, ajudando-nos na tomada de decisão sobre empreender ou não.