Em uma entrevista recente ao Jornal de Piracicaba (que pode ser lida na integra AQUI) falei um pouco sobre o empreendedorismo jovem. Acredito que esse assunto possa ajudar não só o pessoal novo que vem chegando, como os mais velhos, pois acredito que empreendedorismo não tem mesmo idade. Então o que devemos observar para empreender sempre?

Desde cedo

É possível montar o próprio negócio em qualquer idade. A Cacau Show, por exemplo, uma das maiores redes de franquias do país, começou quando seu fundador tinha apenas 17 anos. Além disso, recentemente tivemos algumas histórias surpreendentes em destaque na mídia, a de um menino de 11 anos chamado Moziah Bridges e sua marca de gravatas borboletas chamada Mo’s Bows. No último mês de abril (2015), o Brasil Kylee Majkowski de 10 anos que CEO da Tomorrow’s Lemonade Stand (Banca de Limonada do Amanhã), na qual ensina jovens empreendedores a começar seus negócios. E temos ainda o carioca João Camargo de 13 anos da marca Do João de bolos e doces que faz um tremendo sucesso. Ou seja, se essas crianças conseguem empreender com sucesso, essa é a prova de que nunca é cedo demais.

 

inovar

Inovar é preciso?

Não é preciso inovar para empreender, temos padarias e salões de cabelereiro abrindo todo mês em qualquer lugar. Mas para aumentar as chances de sucesso em um mercado hipercompetitivo eu acredito que a inovação seja certamente a melhor receita. E o mais importante aqui, é que não é necessário inventar um novo produto ou uma nova solução do zero. É possível inovar fazendo alterações em produtos e negócios que já existem. Eu mesma, ensino uma série de técnicas de criatividade em minhas assessorias para ajudar empreendedores a visualizarem novos ângulos e diferenciais autênticos para seus negócios. Acredito que buscar criar um oceano azul dentro de qualquer mercado seja a melhor forma de se destacar, mas é preciso fazer isso ouvindo o mercado, conhecendo bem o cliente. Afinal, criar algo novo que ninguém deseja é fracasso na certa. O consumidor deve ser o foco da criação de qualquer negócio.

 

De onde tirar o dinheiro?

Com criatividade, é possível começar empresas com pouquíssimo capital. Quando se é muito jovem, ele geralmente surge dos pais, amigos e familiares. Mas cada caso é um caso. E na verdade, mesmo que o empreendedor tenha dinheiro de sobra, eu geralmente aconselho em minhas assessorias, através de uma metodologia específica, que se imagine a menor versão viável desse negócio (o que chamo de mínimo negócio viável) e que o trabalho seja iniciado assim. E faço isso porque um empreendedor de primeira viagem está testando não só uma ideia de negócio, mas também e, principalmente seu próprio espírito e habilidades empreendedoras. Então, começar pequeno é a melhor forma de aprender como ele mesmo funciona, além do negócio e também do mercado. E acredite, depois que as portas da empresa abrem, o aprendizado é exponencial!! Então é importante diminuir os erros que inevitavelmente vão acontecer, e aumentar as chances de sucesso em cada detalhe possível.

mercado

Como prosperar com pouca experiência e vivência?

Eu acredito que manter o foco de forma absoluta nas necessidades do mercado, buscando entender quem é o cliente desse novo negócio e o que ele precisa, seja o melhor caminho. Se você tem um negócio que está resolvendo um problema ou desejo real, fica mais fácil contornar outros problemas. Por outro lado, a busca por informação e formação é fundamental. O novo empreendedor, de qualquer idade, precisa buscar desenvolver as áreas vitais do negócio e dominá-las. Buscar mentores também é fundamental para qualquer dono de negócio. É importantíssimo criar uma rede de suporte de pessoas experientes com as quais possamos trocar ideias e nos aconselhar. Eu mesma tenho a minha e não abro mão.

Qual idade é a mais adequada?

Acredito que não haja idade certa. Temos exemplos de sucesso desde crianças empreendedoras até pessoas que começaram tarde em suas jornadas. O que é mais importante, do meu ponto de vista, é a vontade, o querer, o comprometimento e a mente aberta. Empreender não é uma corrida de 100 metros rasos, é uma maratona de longa distância, então, a vontade e a visão do empreendedor são fundamentais nesse processo.

 

maratona

Quais principais erros de quem começa ainda jovem?

O maior erro do empreendedor sem experiência, no meu ver, é acreditar que ele consegue prever e planejar exatamente o que irá acontecer. Vejo isso acontecer de novo e de novo e é algo que muitas vezes só a experiência ensina, ou seja, a realidade é a de que podemos e devemos nos preparar, mas é apenas a realidade do mercado, o contato real com o cliente que vai dizer se o que imaginamos serve ou não para o mercado. Por isso quanto antes fizermos esse contato direto com o cliente, quanto antes pudermos testar nossas ideias e quanto menores os investimentos que tivermos para começar esse processo, maiores as nossas chances de sucesso. Como eu disse o aprendizado quando a empresa nasce é exponencial e quanto antes pudermos começar a aprender, melhor.

Beijo grande

Posts Relacionados

Leave A Comment